+55 11 3537-9795 contato@selecthost.com.br

Como fazer Backup de usuário do Cpanel via ssh

Select host – Cloud Server Brasil CENTOS, CLOUD, CPANEL, HOSPEDAGEM, LINUX, VPS Como fazer Backup de usuário do Cpanel via ssh

CENTOS CLOUD CPANEL HOSPEDAGEM LINUX VPS

Como fazer Backup de usuário do Cpanel via ssh

Posted By SELECT HOST

Fazer backup de dados é muito necessário para as suas tarefas diárias. Se é um empreendedor que oferece serviço de hospedagem de site ou apenas um cliente/usuário, preocupe-se sempre em realizar backups regularmente para manter cópias de segurança de seus dados. Uma vez por semana seria o mínimo ideal.

Quem utiliza a plataforma cPanel possui um grande facilitador, pois esta ferramenta oferece alguns scripts que ajudarão a tornar as tarefas mais fáceis. Os comandos pkgacct e restorepkg são basicamente para realizar e restaurar backups individuais via linha de comando, respectivamente. Como utilizá-los? Vamos lá:

Com o usuário Root digite:

  1. # /scripts/pkgacct username

para fazer o backup de uma conta específica e,

  1. # /scripts/restorepkg username

para restaurar o backup de uma conta específica.

E lembre-se:

1 – Username é o nome da conta do usuário.
2 – O arquivo criado após o backup fica no diretório /home por padrão e o nome deve ser algo como cpmove-username.tar.gz.
3 – Caso a conta do usuário seja muito grande, o processo será um pouco demorado exibindo pontos na tela como se fossem reticências. Não se assuste, isso é normal para mostrar que o processo está em andamento.  A velocidade vai depender também do poder de processamento do servidor.
4 –  Você pode usar alguns parâmetros para incrementar o seu backup, para isso acesse a documentação do cPanel para mais detalhes sobre os comandos pkgacct e restorepkg.

Recomendo a utilização do script cPremote para um backup mais preciso, organizado e temporizado.

Tagged , , , , ,

Proudly powered by WordPress Theme: Mediaphase Lite by ThemeFurnace.